Palavras a Margarida: Os princípios da vida radiante.

No livro "Libertação" de André Luiz, psicografado por Chico Xavier, somos apresentados a Matilde, um Espírito Superior que, por amor a Margarida, decide revelar-se nas esferas mais sombrias para ajudar a sua filha amada a vencer as provas na nova reencarnação que ela vai levar a cabo. Ao observar a sua protegida medrada pela angústia de falhar perante as dificuldades que se avizinham, a benfeitora, diz-lhe suavemente:

– “Não procures ser atendida em todos os teus desejos, mas procura servir, fraternalmente, a quantos te reclamem arrimo e braço forte.
“Ajuda, antes de procurares auxílio.
“Compreende, sem exigir compreensão imediata.
“Desculpa os outros, sem desculpar a ti mesma.
“Ampara, sem a intenção de ser amparada.
“Dá, sem o propósito de receber.
“Não persigas o respeito humano que te faça aparecer melhor que és, mas busca, em todo tempo e lugar, a bênção divina na aprovação da própria consciência.
“Não procures destacada posição, diante dos outros; antes de tudo, aperfeiçoa os teus sentimentos, cada vez mais, sem propaganda de tuas virtudes vacilantes e problemáticas.
“Age corretamente e esquece as frases vazias ou venenosas da maledicência contumaz.
“Em te socorrendo das diretrizes alheias, desconfia das palavras que te lisonjeiem a fantasiosa superioridade pessoal ou que te inclinem à dureza de coração.
“Diante da fartura ou da escassez, recorda o serviço que o Senhor te convocou a realizar e produze o bem em seu nome, onde estiveres.
“Lembra-te de que a experiência na carne é demasiadamente breve e que a tua cabeça deve permanecer tão cheia de ideais santificantes, quanto as mãos repletas de trabalho salutar.
“Para que atendas, porém, a semelhante programa, é imprescindível abras o coração ao sol renovador do Sumo Bem.
“De alma cerrada ao interesse pela felicidade do próximo, jamais encontrarás a própria felicidade.
“A alegria que improvisares em torno dos pés alheios te fará mais rica de júbilo.
“Na paz que semeares encontrarás a colheita da paz que desejas.
“Estes, são princípios da vida radiante.
“No insulamento, ninguém recolherá a suprema alegria.
“Para a sabedoria divina, tão infortunado é o pastor que perdeu o rebanho, quanto a ovelha que perdeu o pastor. A desistência de ajudar é tão escura quanto o relaxamento de extraviar-se.
“O egoísmo conseguirá criar um oásis, mas nunca edificará um continente.
“É indispensável, Margarida, aprenderes a sair de ti mesma, auscultando a necessidade e a dor daqueles que te cercam.”

 

E assim Matilde, Espírito de Luz resume os princípios das Leis Divinas. Mas porque sabe das dificuldades que nós, espíritos menos preparados enfrentamos, continua bondosa e diz-lhe ainda:

"Margarida, não te esqueças do reino de beleza que podes improvisar no santuário doméstico. Foge, resoluta, dos perigosos fantasmas do ciúme e da discórdia. Aprende a renunciar, nas questões pequeninas, para recolheres com facilidade a luz que emana do sacrifício. Não comprometas, por bagatelas, o êxito espiritual que a experiência te pode oferecer. Estás livre dos males exteriores, mas ainda te não libertaste dos males próprios. Confia no Divino Poder e não desfaleças, ainda mesmo quando a tempestade te açoite as fibras mais íntimas do coração".

 

Eis mais um livro que vale a pena conhecer.

Leia o livro completo:

Libertação, de André Luíz

Partilhar!