9 Bons Motivos para ler

Ler faz bem à saúde!

Se ler não fizesse parte do nosso desenvolvimento e não fossem os livros uma fonte luminosa de entendimento, paz e sabedoria divinas, certamente Chico Xavier não teria escrito mais de 500 livros!

Além de Chico, quantos homens e mulheres de maior ou menor entendimento, nos têm dado testemunho das suas vidas, experiências, vôos e quedas etraves de livros de humor, poesia, biografia ou ficção, entre tantas outras formas de partilhar historias e conhecimento!
Existem categorias para todos os gostos. E existem obras que vale a pena conhecer.
Escolha um livro e comece. Se não gostar, não desista. Continue à procura. Vai ver que ainda vai encontrar autores, que, sem saber, contam a historia da sua própria vida!...

Se ainda não está convencido que um livro possa ser um anjo na sua vida, conheça 9 bons benefícios da leitura.

 

1. Ler reduz stress e combate a depressão

A Universidade de Sussex provou que seis minutos de leitura diária são mais eficientes que ouvir música ou caminhar para combater o stress.
"Nem caminhar, nem ouvir música, nem beber um chá. Nada resultou melhor do que ler um livro para acalmar um coração acelerado, segundo uma pesquisa liderada pelo neuropsicólogo britânico David Lewis, da Universidade de Sussex. Bastaram seis minutos de leitura para os níveis de stress das pessoas que aceitaram participar diminuírem até 68%, contra um máximo de 61% quando tentaram acalmar através da música. Um chá (54%) ou uma caminhada (42%), outras alternativas avaliadas, mostraram-se menos eficazes".
Quem gosta de ler, aproveita as filas, viagens ou outros contratempos para ler, se for possível, claro, o que diminui possíveis situações de stress ou conflitos.
Saiba ainda que o número de depressivos e o grau de depressão diminui consideravelmente com a leitura de livros de auto-ajuda no período de um ano.

 

2. Faz bem à saúde do nosso cérebro

Os cientistas afirmam que os leitores são mais inteligentes e têm melhor memória. "Quando você lê, cria espaço para novas memórias no cérebro. Quando você exercita o cérebro dessa maneira, o órgão cria novas sinapses e afia a capacidade de memória, abrindo espaço para mais informações serem guardadas".
São vários os estudos que comprovam que ler aumenta as conexões neurais, fazendo com que o cérebro funcione melhor. É como o exercício físico, só que para o cérebro. Além disso, descobriram que ler afeta nosso cérebro como se realmente tivéssemos a viver os eventos sobre o qual estamos a ler, com resultados biológicos! Por exemplo, ler um romance melhora atividade cerebral por dias.
Os estudos mostram que a redução do funcionamento do cérebro, na velhice, pode ser reduzida em cerca de "30% se a pessoa mantiver hábitos de leitura, além de proteger contra doenças como o mal de Alzheimer. Ler também faz com que a receptividade à linguagem aumente no cérebro – o que facilita na hora de aprender um idioma novo, por exemplo".

 

3. Ler deixa-nos mais felizes e auto confiantes

Ler é essencial para ampliar o nosso vocabulário e melhorar a nossa escrita. Quanto mais conhecimento, maior a capacidade de nos expressarmos bem. Isto é excelente principalmente para os tímidos, mas também para todos nós, já que reforça a confiança. A Universidade do Estado de Ohio chegou à conclusão de que quanto mais você se identifica com um (ou vários) personagem na leitura, muito maior é a possibilidade de você tomar ações na vida. Ao estimular a sua criatividade com novas possibilidades, a leitura é uma fonte de surpresas e ideias extraordinárias.

 

4. Ler aprimora nossa empatia e ajuda-nos a fazer amigos

Embora ler seja um ato solitário, os estudos mostram que deixar-se envolver pela leitura e pelos desafios de personagens do livro traz sentimentos de identificação e empatia pelo esforços dos outros, o que o torna mais disponível e aberto para se relacionar.
Estudos mostram que quem lê regularmente, tem três vezes mais chances de exercer e praticar atividades de caridade, já que a leitura comprovadamente nos faz mais sensíveis aos problemas dos outros.

 

5. Combate a solidão

A verdade é que quem gosta de ler, por norma não fica muito aborrecido ou triste se não houver ninguém por perto. Pelo contrário, um leitor gosta de ter seus momentos sozinho para apreciar o seu livro sem interrupções. Tal como entre grandes amigos, um livro pode muitas vezes representar uma viagem deliciosa em companhia muito especial.

 

6. Ler ajuda-nos a dormir melhor

Ler com luz suave tem o efeito de acalmar o nosso cérebro e relaxar o nosso corpo. Quem tem o costume de ler umas páginas antes de dormir sabe bem disso.

 

7. Aumenta o nosso conhecimento

A coisa mais importante num livro é o seu conteúdo. Existem livros sobre praticamente tudo o que necessitar de aprender! Espiritualidade, ciências, saúde, psicanálise, escolha tema e rapidamente terá milhares de obras à disposição. Mas embora hoje em dia muita informação esteja disseminada na Internet, a verdade é que é nos livros que ela se apresenta de forma simples e indispensável.
A ciência mostra que a genética e a educação são fatores que influenciam a inteligência, e que "ler é uma das principais fontes de conhecimento. Um estudo de 2014 com crianças, realizado por investigadores da Universidade de Edimburgo, na Escócia, e da King's College of London, em Inglaterra, concluiu que a evolução das capacidades de leitura pode resultar em melhorias nas habilidades cognitivas verbais e não verbais", que "são de vital importância ao longo da vida".

 

8. Aumenta a esperança media de vida

Mais dois anos. Um estudo da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, revelou que, em média, é esse o tempo que vivem a mais as pessoas que lêem 30 minutos por dia, quando comparadas com as que não o fazem. Os investigadores chegaram a esta conclusão ao fim de 12 anos de estudo, que foi publicado no jornal Social Science and Medicine.

 

9. Faz de cada um de nós uma pessoa melhor e pode mudar a nossa vida

Uma pesquisa feita na Itália mostrou que os jovens que leram Harry Potter são menos preconceituosos e têm mais probabilidade de conviver com as minorias sociais, como homossexuais, negros e imigrantes.
Quer o livro nos tenha ensinado muito ou pouco, sempre contribui de alguma forma para o nosso crescimento. Quando através de um livro conhecemos historias extraordinárias, aprendemos sobre determinada matéria, ou ficamos a par de algum tipo de evento ou conhecimento, juntamos ao nosso currículo interior uma fonte preciosa de sabedoria e consciência. A reflexão sobre os nosso valores, crenças e princípios são estimulados. Um livro pode mudar a nossa vida.
Existem as obras, autores, personagens e pessoas inesquecíveis. Chico Xavier é um deles. André Luiz também. Emmanuel, Platão. Cristo. Esses tornam-se parte de nós. Amigos para a vida. Irmãos na nossa Alma.

 

 

Ficou com vontade de ler? Aqui ficam várias sugestões!

(clique nos títulos para ler!)

 

Libertação, de André Luíz

"Possivelmente a mais instigante das obras. Em seu prefácio, dada a gravidade do tema a que André Luiz se aprofunda para nossa informação e alerta, Emmanuel, sem tecer maiores comentários acerca da obra em questão, lembra, tão somente, da antiga lenda egípcia do Peixinho Vermelho...Dividida em 20 capítulos, a ação principia em ambientes soturnos e aterrorizantes, mostrando uma estranha cidade..."

 

Obreiros da Vida Eterna

"Em companhia do instrutor Jerônimo, da enfermeira Luciana e do padre Hipólito, André Luiz desce ao Planeta em missão especial: atender, nos próximos trinta dias, a cinco dedicados colaboradores de "Nosso Lar", prestes a desencarnar na Crosta. Em direção ao Planeta, pelos caminhos normais, o grupo socorrista, do qual faz parte André Luiz, se detêm na Casa Transitória, comandada pela irmã Zenóbia, espírito forte e batalhador. Ali, são surpreendidos pelo ataque de uma horda infernal de seres devotados à crueldade, prontamente, porém, rechaçados pela defesa magnética da instituição."

 

Paulo e Estevão, de Emmanuel

"Quem era Paulo de Tarso? Um fariseu fanático, obstinado perseguidor de cristãos e da nascente doutrina cristã? Ou um ser predestinado por determinação divina, que recebeu a dádiva da aparição de Jesus, em gloriosa visão às portas da cidade de Damasco, convertendo-se ao Cristianismo? A leitura deste livro nos mostrará a grandeza de Paulo de Tarso. Corajoso, intrépido e sincero que, arrependido de uma postura radical que culminou no apedrejamento de Estêvão – o primeiro mártir do Cristianismo –, humildemente empreendeu acelerada revisão de conceitos e atendeu ao chamado de Jesus. Entre perseguições, enfermidades, zombarias, desilusões, deserções de companheiros, pedradas, açoites e encarceramentos, transformou sua vida num exemplo de trabalho através de dezenas de anos de luta, empenhado em abrir igrejas cristãs e dar-lhes assistência. Em algum ponto da vida todos recebemos um chamado do Cristo. Que temos feito? PAULO E ESTÊVÃO fará você compreender como o amor apaga a multidão de faltas cometidas."

 

 

Artigo por MJA

fontes: huffingtonpost.com; independent.co.uk e visão.pt

 

 

Partilhar!