A Associação Espírita Luz e Paz, é bastante antiga e está directamente relacionada com o seu fundador, Sr. Valente. Embora no momento presente a equipa seja composta por mais de 100 trabalhadores, todos orientados pelo próprio, a verdade é que na sua fundação, o núcleo contava com apenas 5 elementos.
Eram outros tempos, tempos mais difíceis e onde a verdade contida no Pentateuco Espírita era vista com temor, desconfiança ou excessiva reverência. Nesses tempos o conceito de Renovação Interior não era levado tão a sério pela maioria das pessoas, que procurava ajuda no Centro Espírita, apenas para resolver os seus problemas e não para aprender e evoluir.
Do lado dos médiuns, também se verificava ainda alguma falta de conhecimento sobre a doutrina Espírita, sendo os seus comportamentos ainda baseados em manifestações preponderantemente mediúnicas. Eram os tempos das incorporações, dos trabalhos encomendados e da muita confusão entre o conceito de mediunidade espirita, mediunidade comercial e crendice.