PALESTRANTE – JAMIRO SANTOS FILHO
Será no próximo mês de Junho, nos dias 14 e 15, que vamos receber pela primeira vez em Aveiro o palestrante Jamiro Santos Filho!
Jamiro Santos Filho é fundador do Centro Espírita Nosso Lar, na cidade de Araguari, em 1986. No mesmo prédio foi inaugurado em 1994 o Colégio Dom Bosco, escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, atualmente com mais de 400 alunos.
“Certa vez, almoçando com o Chico Xavier, ele me pediu para abrir a escola no mesmo espaço e assim eu fiz e até hoje sou dirigente do Centro e da Escola...”
Tem até à data 14 livros publicados. Saiba mais sobre o nosso palestrante!

AELP - Qual é a sua profissão?
Por mais de 25 anos trabalhei como comerciante. Atualmente estou como diretor escolar em nossa Escola. Somos três os diretores da Escola (Colégio Dom Bosco, escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), a minha irmã Paula, a minha filha Patrícia e eu.
AELP - Como foi o seu inicio no espiritismo?
Eu tive uma educação católica, por exigência de meu pai, apesar de minha mãe ser espírita. Segui o catolicismo até depois de casado. Quando eu estava com 27 anos, minha mãe me deu um exemplar do Livro dos Espíritos. Deixei aquele livro por algum tempo na estante, até que certa noite comecei a ler, e fiquei encantado com o que encontrei nas respostas. Era tudo o que eu procurava. Assim, poucos dias depois adentrei o Centro Espírita onde a minha mãe participava e lhe disse - eu sou espírita.
AELP - Como começou a escrita dos seus livros, e o que gostaria de realizar ainda?
Eu sempre gostei de contar histórias para as crianças da Evangelização de nossa Casa Espírita. Também falo do Evangelho de Jesus nas reuniões públicas da Casa, e conto histórias para aqueles que participam da Sopa Fraterna. Nessas oportunidades, sempre introduzo histórias para enfeitar as minhas palavras. Certa vez eu me perguntei - será que consigo escrever algumas histórias para as crianças? Dessa forma, com muita vontade de escrever, me coloquei à disposição para a inspiração e assim nasceu meu primeiro livro - Histórias de Minha Infância. Isso aconteceu em 1996. De lá pra cá já escrevi 14 livros. Devo dizer que não sou médium, pois não vejo, não ouço e nem sinto os Espíritos Amigos que me amparam na criação dos livros e nas palestras. No entanto, tenho certeza da ajuda deles, pois sem essa participação eu não faria nada.
AELP - Como nasce o Centro Espírita Nosso Lar, e o Colégio Dom Bosco (escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio)?
Me tornei espírita em 1.982. A partir de 1.983 juntamente com meus pais e irmãos, começamos a fazer reuniões em minha casa, o Culto do Evangelho no Lar. E nessas oportunidades surgiu a ideia de abrir uma Casa. Dessa forma, em 1986 fundamos o Centro Espírita Nosso Lar em minha casa, e um ano depois, em 1987 inauguramos a sede própria. Até hoje sou dirigente fundador da Casa. Estão juntos comigo muitas pessoas da minha família.
AELP - Como funciona o Colégio Dom Bosco?
O Colégio está completando 25 anos. Em todo esse tempo tivemos que adquirir aos poucos os terrenos e construir salas. É muito difícil concretizar isso quando os recursos são poucos. Em 2.015 construímos esse prédio maior com empréstimos bancários, e nos últimos dois anos vivemos um turbilhão de desafios, com a inadimplência muito alta pelas dificuldades do nosso país. Quando o Chico Xavier nos orientou sobre a Escola, ele disse que ela deveria ser particular, independente do Centro. Pediu também para oferecer o quanto de bolsas fosse possível aos alunos mais carentes. Dessa forma, temos alunos com bolsa total e outros com bolsas parciais. O Chico também disse que o Colégio não precisava ensinar o Espiritismo, mas que deveria ser uma Escola Cristã. Assim, nossos alunos sempre receberam a disciplina cristã, com palestras educativas e de conduta moral e ética corretas, baseadas no Evangelho de Jesus.
AELP - Qual o papel de Chico Xavier na fundação da Escola (Colégio Dom Bosco)?
Eu tive o privilégio de conviver com o Chico Xavier por dez anos. E por várias vezes estive no almoço ou jantar em seu lar. Certa vez, em 1993 durante um almoço, contei ao Chico que pretendia abrir um albergue, e ele bondosamente me disse que o meu compromisso era abrir uma Escola. Argumentei que eu não tinha formação nenhuma, mas ele disse que eu encontraria as pessoas certas. O Chico ainda orientou que a Escola deveria ser no mesmo espaço do Centro e em vários pontos de como deveria funcionar a Escola. Atordoado com o pedido dele, voltei para casa e contei para a minha irmã Paula e ela aceitou o desafio. Em 1.994 inauguramos a Escola e desde então ela está à frente da Escola como diretora pedagógica, junto com a minha filha Patrícia. Hoje o Colégio Dom Bosco tem Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, com 410 alunos.
AELP - Quais são as principais lembranças que guarda de Chico Xavier?
As lembranças que trago do Chico Xavier estão gravadas em minha alma para sempre. Além da orientação para abrir a Escola, Chico foi e é para mim a luz silenciosa e branda que me ilumina minha estrada. Ele abriu para mim o seu lar e seu coração, onde adentrei como um plebeu que adentra um castelo e se vê maravilhado com as belezas que surgem diante dos olhos. Em muitas e muitas noites, estive ao lado desse Espírito iluminado e bondoso, na mesa da cozinha compartilhando o mesmo alimento material, ou na sala "alimentando" minha alma com as suas palavras serenas e bondosas. Diante dele, eu me sentia pobre de virtudes e sempre nascia em meu coração uma vontade imensa de ser bom. Confesso que por todos os anos, vi e ouvi muito, e falei quase nada, afinal o que falar diante de um anjo? Eu penso que vai demorar séculos, quem sabe, para que eu esteja ao lado do Chico na mesma dimensão, vivendo no mesmo espaço. Foi um privilégio, mais ainda, foi misericórdia celestial essa oportunidade que Jesus me presenteou em conviver com Chico Xavier.
AELP - O que sonha realizar ainda?
Eu penso que a gente não pode deixar de sonhar, afinal como disse o poeta, quem deixa de sonhar deixa de viver. Eu ainda sonho escrever mais 02 livros sobre Nosso Senhor Jesus Cristo. Já escrevi 03 e estou aguardando a inspiração chegar para continuar esse projeto. Outro sonho é conhecer a Europa, Portugal em especial, e já estou quase realizando...rrssss. Além disso, eu tenho um sonho que julgo muito difícil de realizar, mas sonhar é permitido, não é mesmo? Meu sonho quase impossível é ver os meus livros de Jesus adaptados para o cinema. mostrando o Espírito Perfeito que um dia esteve aqui entre nós. Sonhar é permitido…
AELP - O que gostaria que soubéssemos sobre si?
Falar de si mesmo é difícil... mas, o que posso dizer é que sou otimista quanto à vida e ao mundo. Em meus livros e palestras busco deixar uma mensagem de conforto e esperança, sempre destacando que é possível recomeçar, não importando o passado. E acima de tudo, destaco a importância de Jesus em nosso dia a dia. Procuro também ser simples em meus hábitos, como dizem que o mineiro é.
OS
LIVROS:
Os
últimos seis dias de Jesus (narra a última semana de Jesus na
Terra)
Depois
do Calvário (conta alguns fatos depois da crucificação até os 40
dias até a partida de Jesus)
Mais
que Perfeito ( romance que trata de alguns atos da vida de Jesus)
A
formula da felicidade (história que traz a fórmula da
felicidade)
Para
onde eu vou (a nossa chegada ao mundo espiritual)
Um
estranho convite (a vida no mundo espiritual)
Para
não perder a vontade de viver (auto ajuda)
Tente
outra Vez (auto ajuda)
Entrevistando
André Luiz (estudos)
Vida
a dois (para casais)
Felizes
para sempre (para casais)
Quando
pessoas são anjos (mostra os anjos de nossas vidas)
Histórias
da minha infância
(contos infantis)
Contos
de Jesus para a criança interior (contos infantis)


Comments are closed.