Hoje esgotámos os recursos naturais do planeta disponíveis para 2017
Hoje, dia 2 de Agosto de 2017, segundo a Global Footprint Network, organização internacional sem fins lucrativos, esgotámos os recursos naturais do planeta que a natureza consegue repor, disponíveis para a humanidade este ano.
Esta organização faz um estudo sobre o consumo mundial de recursos naturais e a capacidade do planeta em renová-los. Segundo a GFN “usamos mais recursos e serviços naturais do que aqueles que a natureza consegue repor quando sobre-exploramos os recursos marinhos e as florestas e quando emitimos mais dióxido de carbono para a atmosfera do que aquele que as florestas conseguem administrar”.
Nós, como Espíritas, sabemos da grande responsabilidade que cabe a cada um, na tarefa da construção de um mundo em Deus.
No livro Plantão de Respostas, Emmanuel, através de Chico Xavier, diz o seguinte;
“CONDIÇÕES DO PLANETA (I)
Pergunta: O que a Doutrina Espírita pode dizer a respeito do fim dos tempos, isto é, como ocorrerá a transformação do planeta em planeta de provas e expiações para o de regeneração?
Resposta: Através da busca da espiritualização, superação das dores e construção de uma nova sociedade, a humanidade caminha para a regeneração das consciências.
Emmanuel afirma que a Terra será um mundo regenerado por volta de 2057. Cabe, a cada um, longa e árdua tarefa de ascensão.
Trabalho e amor ao próximo com Jesus, este é o caminho.
CONDIÇÕES DO PLANETA (II)
Pergunta: Qual a classificação do Planeta Terra na Hierarquia Universal? É verdade que a humanidade se encontra ainda no estágio animal e não Hominal?
Resposta: Planeta de Prova e Expiação. Segundo Allan Kardec, a Terra deixará de ser um mundo de dor, de provas e de expiações, para ser um mundo de Regeneração, de reequilíbrio, de felicidade. Encontramo-nos em processo de evolução.
Encarnado no corpo do homem, o espírito lhe traz o princípio intelectual e moral que o torna superior aos animais. Purificando-se, o espírito se liberta pouco a pouco da influência da matéria. Sob essa influência aproxima-se do bruto, mas não deixa de pertencer ao reino hominal. Isento dela, elevar-se-á à sua verdadeira destinação, ou seja, a de espírito puro.”
Temos sido informados pelo Mundo Espiritual, de que, para muitos de nós, esta pode ser a última possibilidade de avançarmos em breve, para planetas mais evoluídos.
Contribuir com comportamentos sustentáveis, equilibrados e generosos, faz parte do nosso currículo.
Como disse Mathis Wackernagel, CEO da Global Footprint Network e co-criador da Pegada Ecológica: “O nosso planeta é finito, mas as possibilidades do ser humano não são, viver dentro do orçamento de um planeta é tecnicamente possível, financeiramente benéfico e a nossa única hipótese de um futuro próspero.”
Temos sido conduzidos pelos nossos benfeitores a não deixar que a ganância, o egoísmo e a inconsciência sejam em cada um de nós mais fortes que a diligência, a coragem e a sensibilidade. Aprendamos finalmente, a viver com menos, para todos vivermos melhor!
Calcule aqui a sua pegada ecológica:
Texto por M. J. Azevedo
Comments are closed.